Trabalho com escola de professores

O GRUPEM promoveu durante todo o ano de 2012 atividades e oficinas com alunos e professores do Colégio Estadual Inácio Azevedo Amaral – uma escola pública de formação de professores de séries iniciais, sediada em um bairro da Zona Sul da cidade do Rio de Janeiro. As ações fizeram parte de um projeto financiado pela FAPERJ, no contexto do Edital de Apoio à Escola Pública, pensado para dar suporte à aproximação universidade/escola no que diz respeito à pesquisa educacional. O projeto incluiu recursos de custeio e capital que foram aplicados na escola, além de 2 bolsas de Capacitação Técnica para professores, 4 bolsas Jovens Talentos para os estudantes e 2 bolsas de Iniciação Científica.

A proposta do GRUPEM para esse edital foi criar, executar e testar estratégias didáticas favoráveis ao desenvolvimento de habilidades cognitivas na relação com mídias digitais. O projeto foi um desdobramento da pesquisa empírica realizada com estudantes do 9º ano da Rede Pública Municipal de Ensino do Rio de Janeiro, entre 2009 e 2011 (Juventude e Mídia, 2011), cujos resultados indicaram altos níveis de habilidades no uso dos recursos técnicos das diferentes mídias, a preponderância do uso para comunicação online e a existência de um “gap” entre as habilidades de uso dos recursos tecnológicos de informação e a aplicação dessas habilidades para a autoinstrução.

O trabalho foi realizado semanalmente, em duas frentes: oficinas de mídia — nas quais foram testadas as estratégias didáticas —, e oficinas e visitas culturais — nas quais foram propiciadas aos estudantes atividades relacionadas à produção artística e cultural.  As oficinas foram minuciosamente registradas pelos bolsistas da pesquisa, tanto por escrito — diários de bordo — quanto por imagens (fotografias e videogravações).  Criamos também um grupo no facebook, do qual participaram todos os envolvidos na pesquisa, funcionando como espaço regular de troca de ideias e opiniões a respeito dos temas tratados nas oficinas. A rede social serviu também para abrigar comentários e avaliações das atividades complementares realizadas presencialmente e relatórios das oficinas, feitos pelos estudantes bolsistas.

Tags:

No comments yet.

Leave a Reply