Em pauta: crianças e mídias digitais

Habilidades de uso de mídias digitais entre crianças de 4 a 6 anos. Esta é uma das novas pesquisas que o GRUPEM está desenvolvendo. O estudo se constitui num desdobramento de uma pesquisa coletiva, interinstitucional — TIC, crianças, jovens, mediação parental e escola —, que articula 10 pesquisadores em torno de análises estatísticas multivariadas dos dados produzidos pelas pesquisas realizadas pelo CETIC.br/CGI (Comitê Gestor da Internet no Brasil), que busca formular hipóteses acerca do impacto dos fatores sociais e escolares nas habilidades de uso de mídias e na navegação segura.

O projeto do GRUPEM pretende levantar o uso de mídias digitais por crianças, de 4 a 6 anos de idade, não alfabetizadas, a partir de uma análise multivariada dos dados da pesquisa TIC Criança e de uma investigação, de base qualitativa, a ser realizada junto a crianças dessa faixa etária.

O principal objetivo é compreender os usos que as crianças fazem das mídias a que têm acesso. Bem como a percepção que elas têm das atividades que realizam e das habilidades de que dispõem para isso. A ideia também é observar quais as soluções que meninos e meninas encontram face a possíveis obstáculos impostos pela ausência de domínio da língua escrita. A pesquisa é coordenada pela professora Rosália Duarte, com financiamento do CNPq.

Tags:

No comments yet.

Leave a Reply