PESQUISAS EM DESENVOLVIMENTO

Aqui você pode encontrar o resumo das pesquisas em desenvolvimento do GRUPEM.

Titulo da Pesquisa: Projetos de mídia-educação nas escolas da Rede Pública Municipal do Rio de Janeiro e aprendizagem escolar

Parceiros institucionais: Instituto Desiderata / Gerência de Mídia e Educação da SME-RJ

Coordenação: Rosália Duarte, Rita Migliora, Joana Milliet

Equipe:
Camila Leite (Instituo Desiderata)
Carla Machado
Elizabeth Caldas (GRUPEM)
Marcus Tavares (GRUPEM)
Patrícia Teixeira de Sá (GRUPEM)
Winston Sacramento (GRUPEM)
Bruna Cristina Reis de O. Silva (GRUPEM)
Financiamento: Instituto Desiderata

Resumo de pesquisa:
O projeto tem como objetivo realizar levantamento, categorização e análise de projetos de mídia e educação e de prática mídia-educativas em execução nas escolas da Rede Pública Municipal de Ensino da Cidade do Rio de Janeiro.Espera-se obter dados que permitam descrever e analisar as práticas desenvolvidas na rede nessa área, identificar os principais fatores que propiciam a implantação e longevidade de projetos desse tipo nas escolas e estabelecer possíveis correlações entre essas ações e a aprendizagem escolar.

Objetivos específicos:

1 – identificar, descrever e registrar projetos de mídia e educação em funcionamento regular nas escolas;

2 – analisar a estrutura, organização e atividades desses projetos, buscando compreender sua origem, objetivos e estratégias;

3 – buscar o desenvolvimento de instrumentos e de metodologias de análise de dados que permitam avaliar possíveis correlações entre projetos de uso de mídias e o desempenho médio das escolas nos sistemas de avaliação da educação básica;

4– criar instrumentos e metodologia que possibilitem capturar a percepção dos professores quanto ao impacto de projetos de uso de mídias na aprendizagem dos estudantes;

5 – descrever e analisar o funcionamento e as ações dos CNE Cineclubes nas Escolas através da descrição de tipologias e/ou modelos de funcionamento;

6 – Analisar possíveis relações entre as ações desenvolvidas nos cineclubes, de acordo com as tipologias encontradas, e:
a) a formação estética audiovisual dos alunos que participam do projeto;
b) a motivação para a aprendizagem escolar dos alunos que participam regularmente do projeto, na perspectiva destes alunos, dos professores articuladores e dos professores externos ao projeto (disciplinas curriculares).

O estudo será realizado em duas etapas: a primeira delas, de base quantitativa, com análises qualitativas, a ser realizada em 2015. A segunda etapa, de cunho qualitativo, será realizada em 2016 e deverá ter como objetivo compreender, mais profundamente, o funcionamento, a estrutura, a organização e o impacto de projetos de mídia e educação na aprendizagem escolar, incluídos nessa categoria os cineclubes vinculados ao Programa Cineclube nas Escolas.A primeira etapa da pesquisa foi realizada junto a diretores/as e/ou coordenadores/as pedagógicos/as de 954 escolas:
Para a realização da pesquisa qualitativa, de observação e acompanhamento de projetos, serão selecionadas até 20 escolas entre as que a relatarem a existência de projetos regulares de mídia-educação, incluindo os cineclubes.